05 April, 2012

Xacáver...

Se bem entendi, o Marcelo, que quer ser presidente, vê em Barroso um candidato fraquinho, já que depois da Troika, chega ao nosso país pouco engomado e com várias nódoas.
Mas Costa é uma ameaça, agora que Seguro, de forma menos lícita, o afastou da secretaria geral do PS e consequentemente da corrida a primeiro ministro.
Ora bem, como afastar Costa da corrida à presidência? Xacáver…
De dentro do PS sai a notícia, que por baixo do pano chega ao colo de Marcelo. Perfeito. Acusa-se Seguro de 'golpaça', tornando público o tipo de pessoa que é. E coloca-se o partido, publicamente indignado. E assim, Costa poderá ser candidato outra vez. Coisa há muito planeada pelo PS. Só Seguro ainda não percebeu que foi eleito secretário geral do partido para acabar de queimar de vez, o que o Sócrates deixou a arder. O PS sabe que não tem um líder Seguro, por isso colocou Assis e não Costa a 'perder' a liderança do partido. Deste modo, não queimaram a imagem de Costa que precisa de estar 'limpinha' para as guerras que aí vêm. O Assis também não saiu prejudicado daquela espécie batalha à liderança do PS, porque ainda tem cartas para dar e é necessário, mais à frente, para reanimar o parido.
Voltando ao Marcelo, arruma com o único opositor que lhe faria frente na corrida à presidência, colocando-o na corrida a primeiro ministro.
O que se torna claramente numa outra vantagem: quando Costa for eleito primeiro ministro, que é quase certo tendo em conta a concorrência, Marcelo tem o caminho desimpedido. E conta ainda com o facto de, com um governo PS, a norma diz que é eleito um presidente do PSD. Principalmente não tendo a oposição um candidato há altura.
Pode também dar-se o caso de o PSD não apoiar Marcelo e sim Barroso, mas quem sabe isso é a Maçonaria e o poderio económico. Nesse caso talvez tenhamos um presidente independente. Ou não.